quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aprender a Fluir o Combate


Aprender a ser como Bruce Lee em combate, respondendo e fluindo de um elemento de Arte Marcial para outro em união, aparenta ser mais fácil do que é na realidade. O estudo deverá fazer duas coisas simultâneas; aprender os elementos dos 26 estilos e desenvolver ao máximo possível seus atributos físicos. Referindo-nos aos atributos, consideremos um jogador de basquetebol; possui todos os elementos requeridos para rematar no cesto, mas estes atributos são inúteis porque carece de uma qualidade essencial: a necessária força nas pernas para elevar-se por cima do cesto.

Uma vez que o estudante, de maneira eficiente, denota progressos nestes dois frentes, vai à terceira fase de treino com exercícios como “Hu Bud” em Kali e “Chi-Sao” em Win Chun, por exemplo. Chi-Sao em Jeet Kune Do diferencia-se da sua contraparte em Wing Chun em que os praticantes de JKD não estão limitados pelas técnicas de Wing Chun, qualquer técnica dos 26 elementos pode ser executada. O “jogo” de Chi-Sao é muito diferente quando se podem realizar destruição a membros (braços), projecções ou qualquer outra técnica.

Quando o estudante é capaz de fluir dentro e fora de cada uma das 26 Artes durante os exercícios de JKD, está pronto para a quarta fase de desenvolvimento em Jeet Kune Do; o combate.

No combate é muito importante que o instrutor supervise e regule a intensidade da luta. Os egos aparecem muito facilmente. Os estudantes necessitam ser guiados para que aprendam a trabalhar um com o outro de maneira a poder criar o ambiente necessário para o intercâmbio de Artes. Uma vez que muitas horas deste tipo de sparring ou “horas de voo” foram praticadas, o Instrutor incrementa gradualmente o “tempo” de combate até que os estudantes chegam ao combate total com equipamento protector completo.

O resultado final do treino em Jeet Kune Do é produzir um homem que não tem estrutura ou forma. Pelo contrário, possui “todas” as estruturas e “todas” as formas, sendo capaz de adaptar-se a qualquer situação, como a água que se ajusta ao feitio do recipiente que a contém. Combinando isto com o aspecto psicológico, emocional e o crescimento espiritual que ocorre durante esta evolução em JKD, o praticante dá um passo para um novo nascimento: “ser Jeet Kune Do.”

Os 26 elementos de combate do Jeet Kune Do:



Wing Chun. 
Praying Mantis do Norte. 
Praying Mantis do Sul. 
Choy Lee Fut. 
Eagle Claw (estilo da Águia). 
Tai Chi Chuan (Estilo da Família Wu). 
Pa Kua. 
Hsing I. 
Bak Hoo Pai (Grou Branco).
Bak Fu Pai (Tigre Branco).

Ng Ga Kuen (Sistemas das Cinco Famílias). 
Bak Mei Pai. 
Shao Lin do Norte. 
Shao Lin do Sul. 
Ny Ying Ga (Sistema dos Cinco Animais). 
Book Pai. 
Iaw Horn Kuen. 
Chin Na. 
Estilo do Macaco. 
Estilo dos Ébrios. 
Esgrima Ocidental. 
Boxe Ocidental. 
Luta Ocidental. 
Jiu Jitsu. 
Esgrima Filipina. 
Sirakan Filipino. 
Muay Thai (Thai Boxing).

Nenhum comentário:

Postar um comentário