terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TAEKWONDO

O Taekwondo (pronuncia-se "tecôndo") é uma arte marcial de origem coreana que faz uso predominante dos chutes, mas possui técnicas de mão também. A palavra Taekwondo significa "o caminho das mãos e dos pés". Surgiu há cerca de dois mil anos, descobertas arqueológicas demonstram que o Tae-Kyon (chuta pulando), que se presume ser o precursor do moderno Taekwondo, já era praticado em 50 A.C. Hoje em dia é uma modalidade difundida em todo o mundo e um de seus estilos já é um esporte olímpico.
A seguir contaremos a história do Taekwondo mais aceita, embora seja contestada por alguns:
No século VII a Coréia estava dividida em três reinos: Koguryo, Paekche e Silla, o menor deles. O reino de Silla era constantemente invadido pelos outros reinos. Para reverter essa situação o rei de Silla convocou os jovens nobres do reino para formar um grupo de elite, que se responsabilizaria pela defesa e proteção da nação, surgiam os Hwarang. Eles foram treinados em arco e flecha, marcha, espada, bastão, lança, táticas militares e diversas técnicas sem armas, dentre as quais o Tae-Kyon. Juravam fidelidade ao rei, lealdade aos amigos, respeito aos pais, nunca recuar perante o inimigo e só matar quando não houvesse alternativa. Após a formulação deste código de honra seu movimento passa a se chamar Hwarang-do, uma arte marcial e uma filosifia integrados, surgia assim os "samurais" coreanos. Para muitos o Hwarang-do (caminho do grande irmão) é a origem de todas as artes marciais coreanas. Silla transforma-se, então, no mais poderoso dos três reinos e consegue unificar a Coréia sob sua bandeira em 670 D.C.
Foto: Wikipedia CommonsMuito tempo depois, durante a ocupação japonesa, a prática das artes marciais coreanas foi proibida e os ocupantes nacionalistas só permitiam a prática do Karatê. Após a segunda guerra, com a derrota dos japoneses, os coreanos começam a respirar ares de liberdade e surgem diversas escolas marciais com diversos mestres, a maioria faixas-pretas de Karatê que haviam estudado no Japão. Da necessidade de unificar os diversos estilos existentes surgiu o moderno Taekwondo. No início estes mestres utilizavam os katas japoneses, com nomes em coreano, por isso o Taekwondo também ficou conhecido no ocidente como karatê coreano.
É inquestionável a forte influência japonesa na estruturação e diagramação das formas ("poomse" em coreano), bases, golpes e defesas, combinados com os movimentos rápidos e precisos dos chutes do Tae-Kyon. Nem poderia ser diferente, já que os primeiros mestres também eram instrutores de karatê. Quando assistimos a uma demonstração de Taekwondo ficamos com a impressão de que se trata de uma mistura das técnicas de mãos do Karatê com os chutes do Kung Fu, outra arte marcial que influenciou o moderno Taekwondo. É certo que diversas outras lutas contribuíram, mas o Taekwondo é uma moderna arte marcial em constante aprimoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário