terça-feira, 17 de janeiro de 2012

KARATÊ

Karate-do significa "caminho das mãos vazias", é uma arte marcial japonesa que enfatiza as técnicas de bloqueios, socos e chutes. O treino desta arte marcial é divido em fundamentos (kihon), formas (kata) e combate (kumite). O kumite pode ser combinado ou livre. Existem competições de kata e de kumite. Em muitos estilos são praticados quebramentos de telhas, tijolos e outros materiais. No estilo Kyokushin estes quebramentos chegam a fazer parte das competições como método de desempate, se o kumite terminar empatado ganha quem quebrou mais telhas ou tijolos.
Foto: Wikipedia CommonsA história do Karatê está cheia de incertezas e mitos. Sabe-se que os habitantes da ilha de Okinawa, que fica entre a China e o Japão, praticavam um estilo chamado Te (mão). Sabe-se que Okinawa recebeu influências do continente próximo, habitado pelos chineses e coreanos; algumas danças, por exemplo, são coreanas e com as técnicas de luta aconteceu o mesmo. Assim, da fusão do Te com o Kung Fu chinês surgiu o Tang-Te, uma referencia a dinastia Tang da China. Com a anexação de Okinawa ao Japão foi necessário adaptar o Tang-Te à cultura japonesa e seu nome foi mudado para Karate (mãos vazias). Levado para o Japão o karatê foi modernizado e sistematizado, o que incluiu, por influência do judô, a adoção do quimono branco e o sistema de graduação por faixas coloridas.
No karatê existe um grande número de estilos e escolas. Os mais conhecidos atualmente são: Kyokushin, Wado-ryu, Shorin-ryu, Shotokai, Shotokan, Goju-ryu; Shito-ryu e Uechi Ryu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário