terça-feira, 17 de janeiro de 2012

JUDO, O CAMINHO SUAVE

O judô sentou as bases para as modernas artes marciais japonesas, tanto em seus objetivos quanto em seus métodos de ensino. Seu fundador, mestre Kano, dizia que o judô é "a arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". É a luta com técnicas de solo mais conhecida no mundo. Os seus praticantes são chamados de judocas. O Brasil está em segundo lugar no número de praticantes, perdendo apenas para o Japão. Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, tanto por homens como mulheres, crianças e idosos.
O judô em pé objetiva provocar o desequilíbrio do adversário sem perder o próprio equilíbrio. Já o judô de solo se baseia em controlar ou provocar a rendição do adversário através de várias técnicas. No judô não existem chutes nem socos porque é baseado nas técnicas usadas pelos samurais nos campos de batalha. Durante as guerras esses guerreiros japoneses usavam poderosas armaduras, contra as quais chutes e socos eram muito pouco efetivos.
Foto: Wikipedia CommonsA vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi, e que com o cinturão forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais. O conjunto do judogi e o cinturão (faixa) ficou tão conhecido que acabou inspirando a maioria das outras artes marciais a adotar visual semelhante, tornando a "faixa-preta" um sonho a ser realizado pela maioria dos artistas marciais.
No judô competitivo existem quatro tipos de pontos:
  • Ippon: ponto completo, equivale ao nocaute, o adversário está fora de combate. É obtido quando o oponente cai com as costas no chão, no final de um movimento perfeito.
  • Wazari: meio ponto, com dois se obtém um Ippon. Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição.
  • Yuko: ponto menor que o Waza-ari (1/3 de um Ipoon), obtido quando o oponente cai de lado.
  • Koka: Ponto inferior ao yuko, vale ¼ de um Ippon, obtido quando o oponente cai sentado ou de joelhos. Apesar de cumulativo não conduz ao Ippon, isto é, a luta continua mesmo que um atleta acumule quatro kokas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário