terça-feira, 17 de janeiro de 2012

KUNG FU ou BOXE CHINÊS

Se você for a China e perguntar a um chinês o que é Kung Fu não se surpreenda se ele não souber responder. É que este termo só é usado no ocidente. Na China usa-se o termo Wu Shu (arte da guerra) para designar todas as artes marciais e Kuo Shu (arte nacional) para designar as artes marciais chinesas. O termo Kung Fu significa "trabalho duro". Conta a lenda que quando os primeiros ocidentais tomaram conhecimento desta modalidade de luta perguntaram o que era aquilo e a resposta ouvida (em algum dialeto chinês) foi que era preciso muito trabalho duro para aprender o Boxe Chinês. Sem entender o dialeto os ocidentais acharam que este era o nome da luta e assim ela ficou sendo conhecida no ocidente.
Foto: Wikipedia CommonsEsta arte marcial caracteriza-se pelo seu estilo flexível e suave, diferenciando-se dos estilos mais duros como o Karatê. Mescla movimentos de leopardo, garça, macaco, serpente, entre outros animais.
A origem do Kung Fu é muito antiga e parece ter nascido com a observação dos movimentos usados por diversos animais durante uma luta. Adaptadas ao corpo humano estas técnicas evoluíram ao longo do tempo. Segundo alguns, a maioria das artes marciais chinesas foram introduzidas por um monge indiano que viveu alguns anos no famoso Templo Shaolin no século VI A.C. Percebendo a dificuldade que os monges tinham para meditar, por não praticarem nenhuma atividade física, ele ensinou uma arte marcial indiana que conhecia para que desenvolvessem o corpo. Mas as artes marciais chinesas são sabidamente muito mais antigas, datando, talvez, de mais de cinco mil anos, de modo que este monge deve ter apenas acrescentado seus conhecimentos aos já existentes. Mas é certo que o Templo Shaolin foi o responsável por disseminar o Kung Fu por toda a China quando foi invadido por tropas imperiais, que não respeitaram a imunidade do templo, forçando os monges a fugir para diversos locais, levando consigo seus conhecimentos de Kung Fu e os ensinando por onde passaram.
Existem centenas de estilos de Kung Fu e um dos mais conhecidos é o Wing Chun, popularizado por Bruce Lee.
Os diversos estilos de Kung Fu podem ser divididos em estilos do norte e estilos do sul. No norte da China o clima é mais frio e os moradores desta região montanhosa possuíam pernas fortes e utilizavam roupas mais pesadas. Desenvolveram um Kung Fu baseado em chutes altos, movimentos longos e saltos. No sul o clima é mais ameno e o terreno é mais plano, por esta razão o Kung Fu do sul é mais plantado no chão, com chutes baixos e ênfase nas técnicas de mão.
Alguns estilos de Kung Fu: Wing Chun , Shaolin do Norte, Tang Lang Quan (louva-a-deus), Pak Hok (garça branca), Tsitsing Pi Qua (macaco), Ying Zhao Quan (Garra de Águia), Zui Quan (estilo do bêbado), Choy Lay Fut e Hung Gar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário