terça-feira, 17 de janeiro de 2012

HAPKIDO

O Hapkido é uma arte marcial coreana que engloba técnicas com diversas armas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, além de ensinar seus praticantes a defesa pessoal com praticamente qualquer objeto. Suas técnicas, além de movimentos circulares, abrangem chutes, socos, arremessos, imobilizações no solo, e tantas outras. A palavra coreana Hapkido é a combinação de três palavras: "Hap", harmonia; "Ki", poder ou energia; e "Do", caminho, método. Portanto Hapkido é "o caminho harmonioso do poder".
Foto: Wikipedia CommonsO fundador do Hapkido parece ter sido YOUNG SUL CHOI, nos anos 50, que aprendeu o Daito-ryu Aikijujutsu no Japão e acrescentou algumas técnicas coreanas como os chutes do Taekwondo e técnicas de Yudo (Judô). Com o passar do tempo esta arte foi se desenvolvendo e se transformando no Hapkido moderno.

Qual a relação entre o Hapkido coreano e o Aikido japonês?
Ambas tiveram a influência de uma mesma arte marcial japonesa, o Daito-ryu Aikijujutsu, que enfatiza torções, chaves, projeções, quedas e imobilizações. Além disso os fundadores do Hapkido e do Aikido treinaram com o mesmo mestre. Por isso apresentam algumas semelhanças. Mas, ao contrário do Aikido, o Hapkido também possui técnicas traumatizantes, como socos e chutes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário