quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CRONOLOGIA


· 1940 - 27 de novembro - San Francisco - No Ano do Dragão, nasce Lee Jun Fan no Hospital da Jackson Street no bairro Chinatown em San Francisco, mais tarde conhecido como Bruce Lee. Seu pai, Lee Hoi Chuen, um ator da Companhia de Ópera Cantonesa, se encontrava em uma turnê na América na ocasião. 

· 1941 - Hong Kong - Bruce e seus pais retornam a Kowloon, seu lar familiar.

· 1946 - Hong Kong - Aos seis anos, faz sua estréia profissional de tela em The Beginning of a Boy. Durante os anos consecutivos de sua infância, Bruce aparece em mais 20 películas por todo o sudeste da Ásia. Por último seria a película The Orphan, aos 18 anos.

· 1953 - Hong Hong - Depois de ser envolvido em numerosas lutas de rua em Hong Kong, Bruce começa o treinamento sob a supervisão do mestre (Sifu) Yip Man, praticante do estilo Wing Chun, do Kung Fu.

· 1958 - Hong Kong - Bruce torna-se um grande dançarino e ganha o Campeonato de Chá-Chá-Chá da Crown Colony.

· 1959 - Hong Kong - depois de mais uma feroz luta de rua com o envolvimento da polícia, o Sr. e a Sra. Lee decidem que Bruce deve exercer sua cidadania Americana e retornar a San Francisco.

· 1959 - San Francisco - Seattle - Bruce chega aos E.U.A. e vai morar com um velho amigo de seu pai. Fazia trabalhos ímpares ao redor das várias comunidades chinesas. Mais tarde, muda-se para Seattle para trabalhar no restaurante Ruby Chow, de outro amigo de seu pai. Vivia num quarto acima do restaurante enquanto trabalhava como garçon embaixo. Finalmente matricula-se na Edison Technical School e ganha seu diploma de segundo grau.. Começa a ensinar Kung Fu em jardins e parques da cidade.

· 1961 - Primavera - Seattle - Matricula-se na University of Washington. Major - Filosofia. Ensina Kung Fu a alunos na escola.

· 1963 - Verão - Hong Kong - Retorna a Hong Kong pela primeira vez desde sua chegada aos E.U.A. Retorna a Seattle no fim de verão para continuar os estudos.

· 1963 - 25 de outubro - Seattle - Bruce convida Linda Emery (a futura Sra. Linda Lee) para seu primeiro encontro. Um jantar no Space Needle.

· 1963 - Outono - Seattle - Muda o Instituto Lee Jun Fan Gung Fu para um edifício (4750 University Way) próximo ao Campus da Universidade.

· 1964 - Verão - Oakland - Bruce sai de Seattle para abrir uma segunda escola em Oakland. Seu bom amigo, Taky Kimura, torna-se então instrutor desta.

· 1964 - 17 de agosto - Seattle - Bruce retorna a Seattle para se casar com Linda Emery. Posteriormente foi morar nos arredores de Oakland.

· 1964 - Oakland - Vários meses depois de começar a ensinar, ele é desafiado por um praticante de Kung Fu dominador da comunidade de Chinatown. Se Bruce perdesse o desafio, ele seria obrigado a fechar sua escola ou parar de ensinar aos Caucasianos. Naquela época, os chineses estavam relutantes a ensinar aos Caucasianos suas Artes Marciais. Bruce aceita e derrota seu oponente em aproximadamente dois minutos. Mais tarde ele se aborrece ao pensar em porque a luta tinha sido tão longa e começa a reavaliar seu estilo. Assim, os prévios conceitos de Jeet Kune Do, o método de luta próprio de Bruce Lee, nasceu.

· 1964 - 2 de agosto - Long Beach, Ca - Ed Parker, conhecido como o Pai do Karatê Americano (Kenpo), convida Bruce a dar uma demonstração em seu primeiro Campeonato Internacional de Karatê. Na platéia estava Jay Sebring , o cabeleireiro estilista do produtor de Batman, William Dozier, que estava procurando um elenco para participar de uma série de TV que estava desenvolvendo. Sebring então mostra a Dozier uma película da demonstração de Bruce; exatamente o que ele procurava. Mais tarde, Bruce voa para Los Angeles para uma prova de tela.

· 1965 - 1 de fevereiro - Oakland, CA - Brandon Lee, filho de Bruce, nasce.

· 1965 - 8 de fevereiro - Hong Kong - o pai de Bruce novamente estava ausente.

· 1966 - Los Angeles - Bruce e família mudam-se para Los Angeles onde começa a trabalhar numa nova série de TV chamada The Green Hornet (O Besouro Verde), como Kato. Tempos depois abre uma terceira filial do Lee Jun Fan Gung Fu Institute na Chinatown de Los Angeles.

· 1967-1971 - Hollywood - Durante este tempo, Bruce faz pontas em várias películas e séries de T.V. (Marlowe, Longstreet). Ele também dá aulas particulares de até $250 uma hora de acordo com as preferências de Steve McQueen, James Coburn, James Gardner, Lee Marvin, Roman Polanski e Kareem Abdul Jabbar.

· 1969 - 19 de abril - Santa Monica, CA - Shannon Lee, filha de Bruce, nasce.

· 1970 - Los Angeles - Bruce fere as suas costas durante o treinamento. No período de inatividade que se segue, Bruce começa documentar seus métodos de treino e sua filosofia do Jeet Kune Do. Tempos depois de sua morte, o livro Tao of Jeet Kune Do é publicado pela sua esposa.

· 1971 - Hong Kong - faz uma curta viagem a Hong Kong para levar sua mãe para morar no U.S. Unknowingly. Ele havia tornado-se um superstar, pois o seriado de T.V. The Green Hornet era bem popular em Hong Kong. Mais tarde é abordado por Raymond Chow, o proprietário de uma nova companhia de produção, e ofereceu o papel principal numa nova película a qual chamou The Big Boss (O Chefão). Ele aceita.

· 1971- Julho - Thailand - Começa a filmar The Big Boss (Fists of Fury, nos E.U.A..). Estréia em Hong Kong para os grandes críticos e para multidões de fãs. Rendeu mais de U$ 3.5 milhões em menos que três semanas.

· 1972 - Hong Kong - Fist of Fury (chamado The Chinese Connection nos E.U.A.) é liberado. Uma multidão bem maior que a de The Big Boss elegem Bruce Lee como um superstar de Hong Kong.

· 1972 - Rome, Italy - Uma mudança radical é feita para a filmagem da terceira película de Bruce, The Way of the Dragon (mais tarde chamado The Return of the Dragon), que ele escreve, dirige, e é o ator principal. Chuck Norris é o adversário de Bruce na cena final de luta. Novamente, este filme ultrapassa todos os recordes de bilheteria de seus dois filmes anteriores.

· 1972 - Hong Kong - Bruce começa a trabalhar em Game of Death (O Jogo da Morte) e filma várias cenas de luta incluindo Dan Inosanto e Kareem Abdul Jabbar.

· 1973 - Fevereiro - Hong Kong - Começam as filmagens de Enter the Dragon (Operação Dragão). É a primeira produção jamais feita antes envolvendo os E.U.A. e as indústrias de cinema de Hong Kong. O filme Game of Death ficou incompleto (mais tarde mediocremente completado com a ajuda de um sósia e astros de Hollywood).

· 1973 - Abril - Hong Kong - A filmagem de Enter the Dragon é completada.

· 1973 - 20 de julho - Hong Kong - Bruce Lee morre em Hong Kong de um aparente edema cerebral (inchaço do cérebro), causado por um comprimido chamado Equagesic, usado contra dores de cabeça. Enter the Dragon estréia um mês depois com muito êxito.

· 1973 - 25 de julho - Hong Kong - Uma cerimônia do funeral é feita para os amigos e fãs em Hong Kong envolvendo mais de 25.000 pessoas. Bruce é vestido em um traje chinês que usou em Enter the Dragon.

1973 - 30 de julho - Seattle - depois de uma segunda cerimônia menor, Bruce Lee é enterrado no Lake View Cemetery. Entre seus alunos se encontravam Steve McQueen, James Coburn, Dan Inosanto,Taky Kimura e seu irmão, Robert Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário