quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Liberte-se do Karatê Clássico


Por Bruce Lee




Em Setembro de 1971, a revista norte-americana Black Belt, publicou o artigo LIBERATE YOUSELF FROM CLASSICAL KARATE. Neste artigo Bruce Lee expõe suas teorias com relação aos sistemas clássicos de artes marciais. Pode-se dizer que ele é a pedra fundamental do Jeet-Kune-Do. Veja agora o artigo na íntegra. 

Sou o primeiro a admitir que qualquer tentativa no sentido de cristalizar o Jeet-Kune-Do em um artigo escrito não é tarefa fácil. Talvez para evitar fazer de um processo uma coisa. Pessoalmente, até agora, não escrevi nenhum artigo sobre JKD. Na verdade, é difícil explicar o que é JKD, embora possa ser mais fácil explicar o que não é. 

Deixe-me começar por uma estória de ZEN. Ela poder ser familiar para alguns, mas eu a repito devido a sua propriedade. Considerem esta estória como um modo de tornarem flexíveis seus sentidos, sua atitude e sua mente, a fim de torná-los maleáveis e receptivos. Precisarão disso para entender este artigo, do contrário é melhor nem ler o resto. 

Uma vez um homem culto chegou junto a um mestre ZEN para perguntar sobre o assunto. À medida que o mestre ZEN explicava, o homem culto freqüentemente o interrompia com observações como, "Oh, sim, também temos disso..." e similares. Finalmente o mestre Zen parou de falar e começou a servir chá ao homem culto. Encheu a xícara e continuou enchendo, ainda que o chá transbordasse. 

"Chega!", interrompeu mais uma vez o homem culto. "A xícara já está cheia! 

"Sei disso", respondeu o mestre Zen. "Se não esvaziar primeiro sua xícara, como poderá provar meu chá?" 

Espero quem meus companheiros nas artes marciais leiam os parágrafos que se seguem com a mente aberta, deixando para trás toda a carga de opiniões e conclusões preconceituosas. Isso, tem por si só, um poder libertador. Afinal a utilidade da xícara consiste no fato de estar vazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário