terça-feira, 17 de janeiro de 2012

KILDO SELF DEFENSE

O Kildo Self Defense é uma arte marcial brasileira desenvolvida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, pelo mestre Liandro Santafé Pimentel com o objetivo de reunir técnicas de diferentes estilos e proporcionar aos seus praticantes noções amplas de defesa e segurança pessoal. Possui como características principais a disciplina e a objetividade das técnicas. Inicialmente pretendia ser um complemento à defesa pessoal de faixas pretas de Taekwondo, mas o interesse de outras pessoas em praticá-la fez com que se tornasse uma modalidade completamente independente, sendo oficializada em dezembro de 1997.
O Kildo Self Defense utiliza técnicas de mão, de perna, de chão, projeção e torção. As graduações adotadas no Kildo seguem a seguinte ordem: faixa branca, faixa amarela, laranja, verde, azul, vermelha, roxa, marrom e preta.

Competições: 
Existem competições de formas, de luta tradicional e de luta de chão. As competições podem ser individuais ou em trios. As lutas de trio são competições de lutas tradicionais e/ou de chão por equipes, onde são realizadas três lutas, cada uma com um atleta de cada equipe (podendo cada luta ser tradicional ou de chão) e vence a equipe com maior número de vitórias.

Formas: tipo de torneio onde os atletas apresentam uma forma desenvolvida por eles mesmos nas categorias iniciante, intermediário, avançado e faixas pretas.
Luta tradicional: é a luta em pé, onde valem projeções, socos e chutes na parte frontal do corpo, não são permitidos golpes abaixo da linha da cintura, exceto o chute circular no lado externo da coxa e as rasteiras ou tesoura com o objetivo de desequilibrar o adversário.
Luta de Chão: semelhante ao Jiu-jítsu onde se busca a finalização do adversário.
Entre faixas pretas também existe a competição por pontos corridos, onde todos os atletas de uma mesma categoria lutam todos contra todos e vence o atleta que conquistar mais pontos ao final da competição. Cada luta já garante um ponto para cada atleta e cada vitória pode valer de 4 a 6 pontos, dependendo de como foi obtida.
Nas lutas tradicionais os atletas obrigatoriamente utilizam equipamentos de proteção: luvas, capacetes, proteção de tórax (feminino e infantil), caneleiras, botas de competição e protetor genital.
A entidade suprema da arte Kildo Self Defense é o Instituto Kildo de Defesa Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário