terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BOXE OU PUGILISMO

O Boxe é uma arte marcial surgida na Inglaterra que usa apenas os punhos (mãos fechadas) tanto para a defesa como para o ataque. Os lutadores usam luvas coloridas, geralmente azuis ou vermelhas, de 8 a 10 onças (227 a 284g).
Foto: Wikipedia CommonsO Boxe tem poucos, porém eficientes, golpes. O Jabserve para manter o adversário à distância e normalmente é utilizado como preparatório para outro golpe. O Direto é um golpe frontal executado com o braço em linha reta, golpe rápido que atinge o adversário com bastante força. O Cruzado é tão potente quanto o Direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário, o Upper é desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente. O Gancho é desferido na cintura oponente. E finalmente o Swing, um golpe desferido de cima para baixo, que visa atingir o maxilar do adversário.
O Boxe Olímpico (amador) possui algumas diferenças em relação ao Boxe profissional. Enquanto no Boxe profissional as lutas podem chegar a 10 rounds de 3 minutos, na versão olímpica são de quatro rounds de 2 minutos. Os boxeadores amadores usam camisetas tipo regata e um protetor de cabeça na mesma cor das luvas. Nos jogos de Londres, em 2012, acontecerá a estreia do boxe feminino nas olimpíadas. Com esta decisão do COI o Boxe deixa de ser o único esporte olímpico praticado exclusivamente por homens.
No princípio o Boxe Inglês não possuía regras, as lutas duravam o tempo que fosse necessário até que houvesse o nocaute, eram muito violentas e não se usava luvas. O primeiro a criar regras para este esporte foi Jack Broughton em 1743, mas foi em 1880, com o Marquês de Queensbury, um nobre inglês, que o Boxe ganhou o formato que possui nos dias de hoje e, desde então, o esporte ganhou a alcunha de "nobre arte". Com os regramentos surgiram o uso de luvas, divisão de pesos, limitação de rounds e o Boxe passou a ser considerado um verdadeiro esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário