terça-feira, 17 de janeiro de 2012

JIU-JISTU (Jujutsu), A ARTE SUAVE

O Jujutsu, conhecido no Brasil como Jiu-jítsu, era a arte marcial dos nobres Samurais do Japão feudal. Tem como princípio básico utilizar o mínimo de força. Para um bom resultado aproveita-se a força e fraqueza adversária. É uma luta baseada em alavancas, utilizando pouco esforço para chaves e estrangulamentos, que tem por objetivo tentar vencer o oponente sem precisar machucá-lo. Utiliza golpes de articulação, como torções de braço, tornozelo e estrangulamentos, para imobilizar o oponente. Inclui também quedas, golpes traumáticos, esquivas, etc. Como no Judô, que aliás tem suas origens no Jujutsu, usa o peso e a força do adversário contra ele mesmo, possibilitando que um lutador menor e mais fraco possa vencer um adversário maior e mais forte. Outra característica marcante são suas técnicas avançadas de luta de chão, principalmente no estilo Brazilian Jiu-Jítsu, desenvolvido no Brasil pela família Graice. Não se dá ênfase a chutes nem socos porque é baseado nas técnicas usadas pelos samurais nos campos de batalha. Durante as guerras esses guerreiros japoneses usavam poderosas armaduras, contra as quais chutes e socos eram muito pouco efetivos.
Foto: Wikipedia CommonsO significado da palavra jujutsu é "arte (jutsu) suave (ju)". O Jiu-jítsu praticado no Japão dá mais ênfase à luta em pé, embora seus praticantes também dominem a luta no solo; no Brasil surgiu uma forma alternativa onde é mais priorizada a luta no chão.
Jujutsu ou Jiu-jítsu? Na verdade é a mesma palavra escrita de formas diferentes pois no Japão a escrita principal é por ideogramas. Como a pronuncia correta, em japonês, para jujutsu é algo como djiu-djitsu, quando o Jujutsu veio para o Brasil recebeu por aqui o nome de Jiu-jítsu.
As origens do Jiu-jítsu se perdem nas brumas do tempo. Acredita-se que seja derivado das artes marciais chinesas, que por sua vez, são derivadas de antigas Artes Marciais indianas. Levado ao Japão ganhou ali grande desenvolvimento, principalmente pelos samurais que o adotaram como técnica de mãos vazias e opção para o desarme do adversário quando não se desejava matá-lo. No Japão feudal foram desenvolvidos diversos estilos de Jujutsu, com um grande número de técnicas de agarramentos, projeções, luxações, estrangulamentos e imobilizações e também técnicas de chutes e socos, que deram origem a diversas artes marciais como o Judô, oAikido e o Karatê, por isso o Jiu-jítsu é considerado por muitos o pai de todas as artes marciais japonesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário