terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SUMÔ

O Sumô é uma luta de competição japonesa em que dois atletas competem num ringue circular onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo, exceto os pés, ou pisar fora do ringue perde a luta. Se ambos caírem, perde o que tocar o chão primeiro. Um atleta também perde a luta se aplicar algum golpe proibido.
O Sumô é bastante antigo, conta a lenda que o esporte teve início como uma cerimônia xintoísta de colheita onde os próprios deuses lutavam. Até hoje o esporte possui diversos rituais característicos, um dos mais conhecidos é aquele em que o atleta realiza movimentos de abertura de perna, levantando uma delas e batendo com o pé no chão.
Foto: Wikipedia CommonsCom o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta, uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes. O Sumô é dividido em profissional, amador e feminino (joshizumo). Muito popular no Japão, o Sumô profissional tem seus torneios transmitidos pela televisão e os estádios ficam lotados. Os lutadores profissionais são tão famosos e queridos no Japão quanto os jogadores de futebol no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário