terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LUTA OLÍMPICA

Existem duas modalidades olímpicas: Luta Greco-romana e Luta Livre. A única diferença entre as duas é o uso das pernas. Na Luta Livre os lutadores também podem usar as pernas e segurar os adversários acima ou abaixo da cintura; já a Luta Greco-romana segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura.
A luta ocorre numa área de 7 metros de largura por 7 metros comprimento. Os pontos são ganhos de acordo com cada golpe dado ao lutador adversário. A posição inicial é em pé. Foto: Wikipedia CommonsCada vez que um dos lutadores é atirado para fora da área de combate, ou é acusado de comportamento passivo, o atacante pode escolher se reinicia a luta a partir da posição em pé (posição inicial) ou de joelhos (posição de tapete).
Os pontos são obtidos por cada tipo de agarramento, lançamento ou manobra que se executa, e têm que ser outorgados pelo juiz. Também se obtêm pontos se o juiz penaliza, por exemplo, por falta de competitividade.
Cada combate na luta consiste em três rounds de dois minutos de duração cada um, com um intervalo de 30 segundos entre os rounds. Se conseguir uma vantagem de seis ou mais pontos, o lutador vence o round, e quem vencer 2 dos três rounds é declarado o vencedor da luta. Se a vitória já puder ser declarada após dois rounds, o terceiro é suprimido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário