terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SAVATE ou BOXE FRANCÊS

O Savate (pronuncia-se 'saváte') ou boxe francês é uma arte marcial desenvolvida nas ruas de Paris, França, por volta de 1790, no qual são utilizados tanto os pés quanto as mãos. Combina elementos de Boxe e técnicas de chutes. Apenas chutes com o pé são permitidos ao contrario de artes marciais como o Muay Thai, que permitem a utilização dos joelhos ou das canelas. Savate é talvez o único estilo de kick boxing em que os lutadores utilizam normalmente sapatos,aliás, savatesignifica sapato velho em francês.
Foto: Wikipedia CommonsNo início o Savate era semelhante à Capoeira, onde as mãos eram usadas preferencialmente para a defesa ou abertas para desferir tapas, os ataques eram desferidos com os pés e a cabeça. Posteriormente foram eliminados os tapas e as cabeçadas e acrescentados os socos do Boxe para criar o Savate moderno.
Para a prática do Savate são usadas luvas de boxe, sapatos específicos e uma indumentária colorida chamada de "integral". A graduação visualiza-se através de um emblema circular, com a imagem de uma luva, no lado esquerdo do integral. A graduação é hierarquizada por cores: azul, verde, vermelho, branco, amarelo e prata. A luva de ouro é atribuída como título honorífico
Existem três variantes técnicas: assalto, combate de 2ª série e combate de 1ª série. O assalto é uma forma de combate de semicontato onde a luta é vencida somente por pontos. Muito praticado pelas crianças, mulheres e jovens, pois não há riscos. A 2ª série é uma forma de combate de contato total, onde pode haver nocaute, mas onde se usa equipamentos de proteção. A 1ª série é semelhante a 2ª, mas sem o uso de equipamentos de proteção. Geralmente as lutas têm 5 rounds de 2 minutos por 1 de descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário