quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Verdade não pode ser estruturada ou confinada


Não se pode expressar-se inteiramente quando se está preso a um estilo restrito. O combate "como é" é total, e inclui todos os "é" bem com os "não é", sem linhas ou ângulos favoritos. Desprovido de limites, o combate é sempre novo, vivo e constantemente mutante. Seu estilo particular, sua inclinação pessoal e sua constituição física são todos partes do combate. Caso suas reações tornarem-se dependentes de qualquer parte isolada, eficiente ou não, não constitui o todo.

Exercícios de repetição prolongada,certamente, renderão precisão mecânica e segurança do tipo que provém de qualquer tipo de rotina. Contudo, é exatamente este tipo de segurança "seletiva" ou "muleta" que limita ou bloqueia o desenvolvimento total de de um artista marcial. De fato, um grande número de praticantes desenvolvem tal gosto e dependência por suas "muletas", a ponto de não poderem andar sem elas. Assim, qualquer técnica especial, por mais inteligentmente planejada, e na realidade um obstáculo.

Fiquemos entendidos de uma vez por todas que NÃO inventei um novo estilo composto ou modificado. De modo algum coloquei Jeet Kune Do de uma forma distinta, governada por leis que distingue "deste" estilo ou "daquele" método. Pelo contrário, espero libertar meus companheiros dos laços dos estilo, padrões ou doutrinas.

O que é então Jeet Kune Do? Leteralmente "Jeet" interceptar ou parar; "Kune" é o punho; e "Do" é o caminho, a realidade suprema - o caminhodo punho interceptor. Lembre-se, contudo, que "Jeet Kune Do" é meramente um nome conveniente. Não estou interessado em seu efeito de liberação, quando JKD é usado como espelho para autoexame. Ao contrário de uma arte marcial "clássica", não existem séries de regras ou um método distinto de combate "Jeet Kune Do" não é uma forma de condicionamento especial com sua própria filosofia rígida. Ele olha para o combate, não por um único ângulo, mas por todos os ângulos possíveis. Enquanto o JKD utiliza todas as formas e meios para ser seu propósito (afinal, eficiência é tudo o que importa) não é limitado por nada, sendo, portanto, livre. Em outras palavras, JKD possui tudo, porém em si mesmo, não é possuído por nada.

Portanto, tentar definir JKD em termos de estilo distinto - seja Kung Fu, Karate, briga de rua, arte marcial de Bruce Lee, etc. - e perder completamente seu significado. Seu ensino simplesmente não pode ser confinado dentro de um sistema. Desde que JKD é, de uma vez por todas, "isto" e "aquilo", ele nem se opõe e nem se adere a qualquer estilo. Para compreender isto completamente, deve-se transcender da dualidade do "pró" e "contra" numa unidade orgânica sem distinções. A compreensão de JKD é a intuição direta desta unidade.

Não existem séries preescritas ou "Kata" no ensindo de JKD, nem, tampouco, são necessários. Considere a diferença sútil entre "não Ter forma" e "Ter nenhuma forma"; o primeiro é ignorância, o segundo é uma trancedência. Através da sensação instintiva do corpo, cada um de nós CONHECE nossa própria maneira mais eficiente e dinâmica de adquirir alavanca efetiva, equilíbrio em movimentos, uso econômico de energia, etc. Padrões, técnicas ou formas apenas tocam a margem do entendimento genuíno. A essência do entendimento reside na mente do indivíduo, e até que ela seja alcançada, tudo é incerto e superficial. A verdade não pode ser percebida até que venhamos a entender a nós mesmos e aos nossos potenciais. Afinal, O CONHECIMENTO NAS ARTES MARCIAIS SIGNIFICA ACIMA DE TUDO, AUTOCONHECIMENTO.

Neste ponto você poderia perguntas: "Como posso adquirir este conhecimento?" Isso você terá de descobrir por si só. Deve aceitar o fato de que não há ajuda, mas sim auto-ajuda. Pela mesma razão que não posso lhe dizer como "ganhar"a liberdade, uma vez que a liberdade existe dentro de você. Não lhe posso dizer como ganhar o autoconhecimento. Fórmulas somente inibem a liberdade e prescrições ditadas externamente somente esmagam a criatividade e asseguram o triunfoda medíocridade. Tenha em mente que a liberdade que advém do autoconhecimento não pode ser adquirida pela estrita adesão a uma fórmula: nós não nos "tornamos" subitamente livres, nós simplesmente somos livres.

Aprender não é definitivamente mera imitação, nem é a habilidade de acumular e regurgitar conhecimento fixo. Aprender é um processo sem fim. Em JKD começamos não pela acumulação, mas pela descoberta da causa de nossa ignorância, descoberta essa que envolve um processo de despreendimento.

Infelizmente a maioria dos estudantes de artes marciais são conformistas. Em ver de apreender a dependerem de si mesmos para se expressarem, eles seguem cegamente seus instrutores, não mais se sentindo sozinhos, e encontram a segurança na imitação em massa. O produto dessa imitação é uma mente dependente. A pesquisa independente, que é essencial para a compreensão genuína, é sacrificada. Dê uma olhada nas artes marciais e veja a variedade de praticantes de rotina, artistas de truques, robôs insensíveis, glorificadores do passado e outros - todos seguidores ou expoentes do desespero organizado.

Quão frequentemente nos dizem os diferentes "senseis" ou "mestes" que artes marciais são a própria vida? Mas quantos deles realmente entendem o que estão dizendo? A vida é um movimento constante - tanto rítmico quanto a esmo; vida é mudança constante e não estagnação. Em vez de fluir despreendidamente neste processo de mudança, muitos destes "mestres", do passado e do presente, contruíram uma ilusão de formas fixas, rigidamente subscrevendo aos conceitos e técnicas tradicionais da artes, solidificando o sempre fluente, dissecando a at otalidade. O mais doloroso é ver sinceros estudantes repetindo fervorosamente esses treinos imitativos, ouvindo seus próprios gritos e urros de seus espíritos. Na maioria dos casos, os meios que estes "senseis" oferecem a seus estudantes são tão elaborados que o alunoo deve desprender tremenda atenção a eles, até que gradualmente ele perde a visão do fim. Os estudantes acabam por executar suas rotinas metódicas como mera reação condicionada, em vez de REAGIR ao "que é" . Eles não mais "ouvem" as circunstâncias. Estas probres almas caíram bestamente na armadilha, no miasma do treinamento das artes marciais clássicas. Um professor , um realmente bom sensei, nunca é um doador da "verdade" ; ele é um guia, um indicador da verdade, que o aluno deve descobrir por si mesmo. Um bom professor, portanto, estuda cada aluno individualmente e o encoraja a explorar a si mesmo, tanto interna como externamente, até que, por fim, o estudante está integrado com seu próprio ser. Por exemplo, um mestre hábil poderia incitar o desenvolvimento do estudanate, confrontando com certas frustrações. Um bom mestre é catalisador. Além de possuir um profundo entendimento, deve também Ter uma mente receptível, com grande flexibilidade e sensitividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário