quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A FILOSOFIA DE BRUCE LEE


Bruce costumava chamar as pessoas com as quais se relacionava por um nome muito simples ... "irmão". E Bruce teria sido apenas mais um mais irmão na humanidade, passando desapercebido pelo mundo se não fossea sua essência interior a diferenciá-lo dos demais mortais. Essa essência interior antes de tudo vivida - nos mais amplo sentido que o termo viver pode encerrar - foi trabalhada, desenvolvida, expandida, valorizada em cada minuto de sua curta passagem por este mundo, num crescimento constante de enriquecimento total. E isso tornou Bruce Lee mais que um grande nome, mais que uma lenda, mais que um mito. Tornou Lee um exemplo. Exemplo do que um ser humano consegue alcançar sozinho, de mãos nuas, mas com uma grande chama no coração a queimar, sem entretanto jamais se extinguir, em otimismo, auto-confiança, trabalho árduo, estudo, meditação, domínio de si mesmo, vontade indomável e acima de tudo ... uma grande coragem. A coragem de enfrentar não apenas os adversários gratuitos que se lhe opunhavam à marcha, mas de enfrentar a própria luta da vida, seus obstáculos e impeços por mais ameaçadores que se apresentassem. Enfrentá-los de fronte erguida, porque sua conduta honrada assim o permitia erguê-la com toda a fibra dos grandes lutadores ... com honra e sem jamias retroceder.

Em certa ocasião, já casado e com a responsabilidade de chefe da família - conforme conta sua esposa Linda - Bruce atravessava um mau período ... tudo parecia ir de mal a pior e eis que Bruce coloca sobre sua mesa de trabalho um pequeno cartaz onde simplesmente se lia: "Vá em frente !".

Quando lhe diziam que "as circunstâncias estavam adversas" seu espírito indômito replicava: "Ao diabo com as circunstâncias ! Eu farei as circunstâncias !".

O ápice que Bruce atingiu nas artes marciais foi o resultado de seu duro treinamento visando velocidade, força e precisão. Desenvolvia-se por dentro e por fora.

Desenvolvia-se interiormente, em seu aspecto mental e moral, aprimorando, ampliando e selecionando conhecimentos adquiridos não apenas pelos ensinos de seus primeiros mestres e sim pela absorção da leitura dos milhares de volumes de sua biblioteca sobre filosofia oriental e ocidental, em chinês e inglês e sobre todos os tipos de lutas imagináveis existentes ou extintas, mas modificando esses conhecimentos adquiridos, adaptando-os às circunstâncias e à sua própria personalidade, e não simplesmente armazenando-os como carga inútil.

Para se conhecer um pouco de Bruce Lee neste sentido é preciso ter lido seu "Tao of Jeet Kune Do". Do contrário, todas as opiniões sobre ele emitidas serão falhas, errôneas ou parciais.
Seu crescimento interior abrangia o aspecto premonisciente da mente humana, abrangia a expansão dessa energia interior transcendental à matéria, que o Sifu Shiu Hon-Sang chama de Chi ou Ki - emanação da aura humana como definem alguns estudiosos, impelida pela vontade e desenvolvida até alto grau pela força dessa mesma vontade.

Paralelamente a esse crescimento interior Bruce desenvolvia-se também exteriormente, fisicamente, em todos os aspectos do corpo humano levado a funcionar com a precisão da mais perfeita máquina: exercitava-se com músculos, ossos, pele ! Visava um aprimoramento sempre crescente no sentido de "amanhã estarei melhor que hoje, e depois de amanhã superarei o grau atingido amanhã", abrangendo um treinamento que lhe permitisse aperfeiçoar o domínio muscular, respiratório, equilíbrio, resistência, força, velocidade, "timing", ajustamento, penetração, precisão, desenvolvimento em maior grau dos sentidos perceptivos comuns: visual, auditivo, tátil ... chegando a atingir um sexto sentido ou a "quintessência" dos sentidos o que o torna um lutador capaz de perceber um ataque ainda esboçado na intenção do adversário, por um simples brilhar mais intenso nos olhos ... ou perceber uma aproximação pelas costas enquanto está empenhado em combate com outro adversário de frente.

"Uma postura pessoal é o objeto de uma efetiva organização interior do corpo, que pode ser obtida apenas através de longa e bem disciplinada prática." 

"A inteligência é algumas vezes definida como a capacidade do indivíduo adaptar-se às circunstâncias ou adaptar as circunstâncias às suas necessidades."

"A vitória, mesmo antes do combate, está para aquele que não tem pensamentos voltados para si próprio, permanecendo na consciência da grande origem. No coração do homem que controla seus pensamentos e emoções, nem sequer o tigre encontra espaço para introduzir suas garras ferozes."

"Para que possamos nos tornar diferentes do que nós somos, devemos ter alguma consciência do que nós somos. Isto não implica num crescimento diário, mas num decrescimento diário. Tire fora o que não for essencial."

"Quem quiser vencer, deve aprender a lutar, perseverar e sofrer."

"Empenhar-se ativamente para alcançar determinada meta dá à vida significado e substância."

"Não importa quão grande ou pequeno um homem pareça ser; ele não é nada sem sua integridade."

"Verdade libertadora é uma realidade somente e quando for experimentada e vivida pelo próprio indivíduo; é uma verdade que transcende estilos ou disciplinas."

"Saber não é o bastante; é preciso aplicar. Querer não é o bastante; é preciso fazer." 
"Viver realmente é viver para os outros."

"Se você quiser cumprir seu dever apropriadamente, faça um tanto mais do que apenas seu dever."

"A vida é um processo fluente e em alguns lugares do caminho coisas desagradáveis ocorrerão. Podem deixar cicatrizes, mas a vida continua a fluir. É como a água fluente, que ao estagnar-se, torna-se podre; não pare! Continue bravamente... porque cada experiência nos ensina uma lição."

"A alma do homem é um embrião em seu corpo. O dia da morte é o dia do despertar. O espírito sobrevive."

"Faça da pedra de tropeço um degrau de subida. Sempre que você se encontrar diante de um fato negativo, transforme-o em uma experiência positiva." 
"Seja como a água que abre caminho através das fendas. Não se oponha ao obstáculo, contorne-o."

"Há uma sutil diferença entre não saber nada e saber que não se sabe nada. A primeira é uma ignorância; a segunda, uma transcendência."

"Só se pode usar uma xícara se ela estiver vazia. Nada pode ser posto numa xícara já cheia."

"Covarde não é aquele que foge de um combate. Covarde é aquele que, mesmo sabendo ser superior, luta e fere o mais fraco."

Nenhum comentário:

Postar um comentário