quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bruce Lee - O Mestre


No dia 27 de novembro do Ano do Dragão de 1940, entre 6 e 8:00 h, Lee Jun Fan (Bruce Lee) nasce no Hospital Jackson Street em São Francisco (Chinatown), Estados Unidos. Filho de cantor de ópera chinesa, Lee Hoi Chuen (que estava nos Estados Unidos no mesmo ano em que sua mulher deu à luz ao pequeno dragão, apresentando-se com a Companhia Cantonesa de Ópera), Bruce Lee apareceu em seu primeiro filme, "Golden Gate Girl", com apenas três meses de idade. Atuou como uma bebê no colo de seu pai. Em 1941, com um ano de idade, Bruce Lee voltou para a terra natal de seus pais (Kowloon, Hong Kong). Aí morou num apartamento na Nathan Road, 218. Aos seis anos, Bruce faz o seu mais importante filme da infância, "Beginning of a Boy". Durante sua infância, Bruce Lee atuou em mais de 20 filmes asiáticos. Nesta época, Bruce começa a usar óculos. Posteriormente, ele iria usar lentes de contato. 


Em 1952, começa a estudar no Colégio La Sale, em Hong Kong. No colégio, arranjava confusões e brigas com os garotos. Aos treze anos, após apanhar de um grupo de garotos, passou a se interessar mais pelas artes marciais, iniciando seu treinamento de Kung Fu com o Sifu Yip Man, no estilo Wing Chun, contrariando as leis de Hong Kong, que proibiam lutas de rua. Esta foi a primeira e última vez que Bruce Lee perdeu uma luta


Aos 14 anos, Bruce Lee começa a dançar Cha-Cha, ganhando o Campeonato de Cha-Cha da Coroa da Colônia em 1958. Neste ano, estrela o filme "The Orphan" (único filme em que Bruce Lee não luta). No mesmo ano, derrota o tricampeão de boxe Gary Elms no Campeonato de Boxe. Nesta época, progrediu muito no estudo do Kung Fu. Bruce começa a se envolver em numerosas brigas, causando envolvimento policial. Seus pais decidem então que ele deve viajar por três semanas aos Estados Unidos, temendo o desrespeito com o nome da família pelas suas atitudes. Em 1959, Bruce volta para sua terra natal: Chinatown, São Francisco, onde passa a viver com um amigo de seu pai. 

Tendo apenas 115 dólares no bolso quando da viagem aos Estados Unidos, Bruce Lee conseguiu juntar dinheiro extra trabalhando na comunidade chinesa e dando aulas de dança (Cha-Cha). Ainda em 1959, Bruce vai para Seattle, para trabalhar para Ruby Chow, outra amiga de seu pai. Aí, Bruce mora em cima de um restaurante, onde trabalhava como garçom. Matricula-se na Escola Técnica Edison, onde obtém seu diploma colegial. Bruce começa a ensinar suas habilidades em Artes Marciais em parques e quintais. 

Aos 21 anos de idade, Bruce começa a estudar filosofia na Universidade de Washington. Aí, ensinou Kung Fu aos estudantes. Em 1963, propõe casamento a Amy Sanbo, que rejeita sua oferta. Neste ano, retorna a Hong Kong acompanhado de seu amigo Doug Palmer, para visitar a família, após 4 anos nos Estados Unidos. Retorna a Seattle no final do verão para continuar seus estudos. 

Em 25 de outubro de 1963, leva Linda Emery (sua futura esposa) ao primeiro encontro: um jantar no restaurante Space Needle. Bruce pede demissão a Ruby Chow e decide abrir uma academia de kung fu. No outono de 1963, inaugura o Instituto de Kung Fu Jun Fan (na University Way, 4750), próximo ao campus da universidade, ensinando pessoas de diferentes raças. No Campeonato Internacional de Long Beach em 1964, tornou famoso o "Soco de Uma Polegada", o qual Bruce mantinha o braço esticado à frente, com os ombros encolhidos, sendo o soco suficiente para jogar um homem longe. No verão de 1964, inaugura a segunda academia Instituto de Kung Fu Jun Fan, em Oakland, Califórnia. 

"O Famoso "Soco de Uma Polegada" 

Em 2 de agosto de 1964, Ed Parker, considerado o pai do Karatê Americano (Kenpo), convida Bruce Lee para uma exibição. Bruce deixou a todos impressionados com o que fez, derrubando um lutador medalhista de ouro olímpico com seu "Soco de Dois Centímetros", lançando-o a 2 metros de distância. Fez flexões com apenas dois dedos, e também exibiu sua velocidade, com uma seqüência de quatro chutes rápidos e fortes, finalizando a seqüência com uma voadora giratória (tudo isso em 4 segundos). Apesar de sua força, Bruce era gentil e atencioso com as pessoas, principalmente com aquelas que o ajudavam nas exibições. Jay Sebring, cabeleireiro de Batman, entrega uma fita desta exibição para Willian Dozer, um produtor de TV. 

A fita impressiona Dozer, pelas habilidades sobrehumanas de Bruce. Assim, Bruce vai a Los Angeles para um teste de TV. No dia 17 de agosto do mesmo ano, casa-se com Linda. Eles vão morar em Oakland, Califórnia. Após casar-se com Linda, lançou o livro "Kung Fu Chinês". Os sérios problemas que marcariam sua vida teriam início ao receber uma carta proibindo-o de ensinar Kung Fu chinês aos americanos e outras raças. Bruce não aceitou isso e um desafiante chinês chamado Wong Jock Man propôs um trato: se Bruce ganhasse, poderia ensinar Kung Fu a quem quisesse, mas se perdesse, deveria fechar sua academia. Bruce Lee aceita o desafio e, utilizando o estilo Wing Chun, vence a luta. 

Mesmo sendo vitorioso, Bruce percebe que precisa ampliar sua técnica. Sua busca pela perfeição não teve limites, e logo começou a ser procurado e muitos famosos passaram a freqüentar sua escola. Suas habilidades eram uma coisa jamais vista por qualquer pessoa, pois conseguia mover-se leve e rapidamente, com uma mobilidade e flexibilidade extraordinárias. Seu treinamento tornou-se cada dia mais intenso e meticuloso, assim como sua vontade de tornar-se famoso e de semear o estilo de vida chinês, sendo o Kung Fu a meta principal. 

Em 1 de fevereiro de 1965, nasce Brandon, seu primeiro filho. No dia 8 de fevereiro, Bruce volta a Hong Kong para o funeral de seu pai. Em maio de 1965, Dozier pagou cerca de 1800 dólares a Bruce Lee para aguardar um ano para estrelar a série "The Green Hornet" (Besouro Verde). Bruce usa o dinheiro para trazer Linda e Brandon para Hong Kong, para tocar os negócios de seu pai. Bruce tenta convencer o Sifu Yip Man a gravar uma fita, para mostrar sua técnica aos seus alunos nos Estados Unidos. O Sifu Man recusa. Em setembro de 1965, Bruce e sua família voltam para Seattle. 

Linda, Bruce e Brandon Lee 

Em 1966, Bruce e a família mudam-se para Los Angeles, onde moram num apartamento em Westwood. Em setembro de 1966, Bruce Lee participa da série Besouro Verde como Kato (ganhando 400 dólares por episódio), personagem que o permite mostrar algumas técnicas do Kung Fu, o que cativa milhares de fãs, que lhe escreviam milhares de cartas. Bruce compra um Chevrolet Nova azul ano 1966. Em 9 de setembro de 1966, estréia a série Besouro Verde. 

Bruce faz pontas em vários filmes e séries de TV. No mesmo período, dá aulas particuares para vários atores americanos. Em fevereiro de 1967, é aberta a terceira academia Instituto Jun Fan Kung Fu em Los Angeles, na rua College, 628.

Personagem Kato de "O Besouro Verde 

Apesar do sucesso, o espetáculo Besouro Verde é cancelado em 14 de julho de 1967, pois o personagem Kato fazia mais sucesso que o personagem principal, o que deixa Bruce muito frustrado... Em Los Angeles de 1967, conhece Fred Wintraub para desenvolver a série de TV chamada "Kung Fu". O papel seria perfeito para Bruce, porém, por pressões raciais, teve de deixar o papel para David Carradine... 

As grande chances de Bruce Lee para se tornar famoso ator começaram a se desfazer. Porém, durante suas aulas em sua escola, conheceu Steve McQueen, James Coburn, o gigante Kareem Abdul-Jabar e Stirling Siliphant. Alguns dos seus alunos pagavam até 250 dólares por hora. Logo, Siliphant ajuda Bruce Lee a desenvolver um script para um filme. 

No outono de 1968, Siliphant escreve um piloto de um drama de crime, porém novamente o racismo retém Bruce Lee. Assim, Siliphant escreve um novo script onde o destaque fica para Steve McQueen, deixando Bruce presente em vários papéis secundários. 

Em 19 de abril de 1969, Shanon, sua filha nasce em Santa Mônica, Califórnia.

Bruce Lee e sua filha Shanon 

Em meados de 1970, o script é intitulado "Silent Flute". Em fevereiro de 1971, surge uma viagem para a Índia, onde Siliphant, Coburn e Bruce deveriam iniciar as gravações. Porém tudo se arruina quando Coburn se desentende com Bruce. O filme é abandonado, sendo relançado em 1987, estrelado por David Carradine... 

Em 1970, Bruce machuca o nervo sacral e os médicos diziam que ele nunca chutaria novamente. Durante os meses em que ficou em repouso, começou a documentar as técnicas e a filosofia do Jet Kune Do. Pouco depois de sua morte, "The Tao of Jet Kune Do" foi publicado por Linda Lee em memória a Bruce Lee. 

Paralelamente, o Besouro Verde se torna muito popular em Hong Kong, onde o personagem Kato cativara uma legião de fãs. Bruce e Brandon vão a Hong Kong saudar os fãs chineses. Graças à ajuda do produtor Raymond Chow, Bruce ganha uma chance de estrelar o filme "The Big Boss". Bruce muda-se para um pequeno apartamento em Man Wan Road, 2, em Kowloon, Hong Kong. Brandon estuda no Colégio La Salle, o mesmo em que Bruce estudara 15 anos antes. O filme alcança grande sucesso e passa a ser intitulado "Fist of Fury". Na América o filme é entitulado "The Chinese Connection" e o sonho que Bruce tanto almejava estava começando. 

Em Cingapura, os altos preços dos ingressos não espantaram uma multidão que queria assistir o filme. Seu próximo trabalho, "Game of Death" é marcado pelo contrato milionário com a Warner. No filme, rodado em 1972, foram incluídas várias cenas de luta, inclusive com Kareem Abdul-Jabar. Ainda em 1972, Bruce inicia as filmagens de seu terceiro filme "The Way of the Dragon" (lançado nos Estados Unidos como "Return of the Dragon"), em Roma, Itália. Neste filme, Chuck Norris é o adversário de Bruce na cena final, num coliseu romano. 

Mesmo com tanto sucesso, os filmes que Bruce Lee estrelou eram muito parecidos e a inimizade com os diretores logo surgiu. Isso o levou a rejeitar o estrelato no filme "Stern Faced Tiger" e a produzir seu próprio filme, "Enter the Dragon", em 1973. Esta seria a primeira co-produção Hong Kong-Estados Unidos. Em janeiro de 1973 iniciaram-se as gravações de "Enter the Dragon", em Hong Kong. O sucesso finalmente tinha chegado. Nesta época, vários desafiantes passaram a importunar Bruce Lee. Durante as gravações finais, Bruce Lee sofre uma convulsão e desmaia por alguns minutos. Os médicos disseram tratar-se de um edema cerebral, prescrevendo drogas. 

Em julho de 1973, já recuperado, Bruce tem problemas com o diretor Lo Wei. Ao mesmo tempo, Bruce sofre com freqüentes dores de cabeça.Logo, Bruce volta a gravar o filme "Game of Death". Bruce nunca parava, mesmo durante os intervalos das gravações, ficava exercitando-se. Acreditava-se que ele tinha obsessão por atuar. Muitos acreditavam também que ele possuía energia sem fim, pois ele nunca aparentava estar cansado. 

Em 20 de julho de 1973, Bruce e Raymond Chow vão à casa de Betty Ting Pey para discutir as filmagens do filme "Game of Death", mas Bruce alega estar com dores de cabeça e toma um remédio oferecido por Betty. Bruce vai então deitar em sua cama, para descansar. Raymnond Chow sai para jantar e diz para Betty e Bruce o encontrarem mais tarde. Às 21:00h, Betty liga para Raymnond explicando que tentou acordar Bruce, mas ele não se movia. Betty chama o médico, que não consegue reanimar Bruce. Ele é levado para o hospital, onde é declarada sua morte. Bruce morreu em Hong Kong, aos 33 anos, de aparente edema cerebral. 

A estréia de "Enter the Dragon" foi adiada em 4 dias, em respeito à morte de Bruce Lee. Em 25 de julho de 1973, cerimônias funerais atraíram cerca de 25000 fãs em Hong Kong. Em 30 de julho, foi realizada uma segunda cerimônia funeral, em Seattle, Estados Unidos, onde somente os amigos e parentes estiveram presentes. Bruce Lee foi enterrado no Cemitério Lake View. 

Em 24 de agosto de 1973, o filme "Enter the Dragon" estréia no Teatro Chinês Graumann. O filme foi um grande sucesso e Bruce Lee alcançou o reconhecimento mundial. 

Túmulo de Bruce Lee em Lake View.

Nenhum comentário:

Postar um comentário